IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
HIPERTENSÃO

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati mantém permanentemente o programa Hiperdia, responsável pelo atendimento aos diabéticos e hipertensos no município. O programa elabora cadastro atualizado das pessoas que procuram o setor municipal de saúde e se enquadram em uma ou outra categoria, ou em ambas.

Hoje são cerca de 1.400 diabéticos e 6.000 hipertensos cadastrados pelo sistema municipal. As responsáveis pelo programa, Maria Lizia Szczepanski e Elizete Perocelli, explicam que o acompanhamento das pessoas cadastradas é constante, através das consultas agendadas, verificação da pressão arterial e distribuição de medicamentos.

Só no Pronto Atendimento 24 Horas são efetuadas cerca de 40 aferições de pressão por dia. Este procedimento simples, contudo, é altamente recomendado pelas funcionárias encarregadas do Hiperdia, pois ao contrário da diabete, que frequentemente apresenta sintomas que levam a pessoa a procurar ajuda, a hipertensão na maioria das vezes passa despercebida.

No caso da diabete, Maria Lizia comenta que sintomas como sede intensa, boca seca, tontura, náusea e sudorese são fatores que não podem passar sem atenção e exigem a consulta com um médico.

Já a hipertensão requer maior conscientização por parte da população em monitorar com regularidade sua pressão arterial e buscar auxílio imediato quando for constatada qualquer anormalidade.

Hiperdia distribui mais de 640 mil medicamentos ao mês

A doutora Wanessa Gubert, responsável pela farmácia básica da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, controla todos os itens repassados mensalmente aos pacientes do programa Hiperdia. São 559 doses mensais entre os dois tipos de insulina, a regular, de ação mais rápida, e a NPH, que vai agindo de forma progressiva.

Ao mês também são distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde 51 glicosímetros, 5.525 tiras para amostragem de sangue e 12.000 seringas para insulino-dependentes. O volume médio mensal de medicamentos destinados ao programa Hiperdia chega a 646.300, segundo controle da farmácia básica.

Para maiores informações, o telefone para contato é 3907 3130.

 

 

 
 
 
IMPRIMIR NOTICIAS EM SEU E-MAIL RSS
DIMINUIR FONTE AUMENTAR FONTE
 
 
 
| VEJA MAIS |
 
 

 

 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR