Programa Nacional de Crédito Fundiário


Conhecido inicialmente como Banco da Terra, o Programa Nacional de Crédito Fundiário, tinha por objetivo proporcionar a reordenação fundiária, baseada na inclusão de agricultores familiares, com pouca área de terra e que pretendem continuar no interior. Além disso, visa a valorização da agricultura familiar e desenvolvimento das comunidades rurais.

No município de Irati, a agência do Banco da Terra foi inaugurada em julho de 2002, passando posteriormente ao Crédito Fundiário, programa que constitui um mecanismo de acesso a terra, que contribui para ampliação e consolidação da agricultura familiar, que age como ação complementar do Plano Nacional de Reforma Agrária.

O programa busca, como resultado direto da criação de ocupações produtivas permanentes para as famílias beneficiadas, o aumento da renda e a conseqüente melhoria das condições de vida da população rural.

Para isso, o programa funciona com três diferentes linhas de financiamento que vão beneficiar os trabalhadores rurais mais pobres, os jovens agricultores entre 18 e 24 anos e os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra, públicos prioritários das políticas de combate à fome e de inclusão social do Governo Federal. As trabalhadoras rurais e as agricultoras familiares também serão atendidas pelo programa em cada uma de suas linhas de financiamento.

Todos os investimentos são gerenciados pelas próprias comunidades, e tanto podem servir para compra de terras como para aumento da produção ou, ainda para projetos que visem a melhora da qualidade de vida da população e o desenvolvimento local sustentável.

 
 
Voltar à pagina anteriorIr para a página principal
Amcespar – Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná
Fone: (42) 3423-2393 - Irati - PR